ANALEMA

Analema é o termo usado em astronomia para designar um grafo da posição do Sol no firmamento num determinado lugar, marcada à mesma hora em dias sucessivos (isto é com intervalos aproximados de 24 horas ou seus múltiplos) ao longo de um ciclo anual.


Ao fotografar ao menos uma vez por semana, no mesmo dia e hora, com a câmera na mesma posição, ao longo de um ano é possível registrar o analema solar da região(país) na qual está localizado.
No hemisfério norte do planeta o analema (símbolo do infinito) tem a parte superior um pouco mais proporcional do que no hemisfério sul.
Para fotografar um analema é desejável usar em câmeras digitais, filtro para evitar o excesso de luz na foto, e um "gabarito" para posicionar de forma precisa a câmera ao longo do ano todo na qual será registrado.
Registrar analema "não é para os fracos" pois a assiduidade no projeto é fundamental.
Não se "simula" analema na fotografia para fazer onda com os colegas astrônomos.
Com certeza alguém vai checar a latitude e longitude de onde você produziu aquilo, ou seja- não é possível bancar o esperto(a).

Após este período, a última foto deverá ser normal, com a diferença de que o filtro terá de ser removido para registrar além do sol, a "cena local" Com auxílio digital(photoshop) todas as imagens devem ser empilhadas para que o "ponto solar" possa assim formar o desenho.



No modo analógico a cámera pinhole funciona muito bem pelo fato de poder ficar posicionada fixa (possivelmente colada em algum lugar acessível) e assim a cada dia escolhido , podendo ser aberta por segundos e fechadada.



Imagem de "rota terrestre"


Estou registrando analema aqui no Brasil e este estudo terá seu fim em maio de 2018.
Abaixo, segue imagens de analema "marciano, produzido pela NASA" e algumas do globo terrestre.


*fontes: imagens de wikipédia e internet no geral

HELIODON:
Simulador de raios solares e seu posicionamento.
*Nada difício construir um simulador caseiro. Obs: Consulte youtube.